Onde tudo começou...

Sou carioca, natural do Rio de Janeiro. Morei até os 27 anos no Lins de Vasconcelos, bairro na Zona Norte da cidade, onde passei toda a minha infância, adolescência e, na fase adulta, me estabeleci profissionalmente. Sou filho de um Engenheiro Civil (professor de matemática nas horas vagas) com uma Professora de Língua Portuguesa e irmão mais novo de quatro filhos. Todos seguimos a área das ciências exatas. Decidi unir a lógica do pensamento científico-matemático, que naturalmente vinha de exemplos familiares, com o ensino e formação de pessoas, que veio da carreira e exemplo da minha mãe, me tornando Professor de Física. 


Professor da Educação Básica e Pesquisador em formação...

Aos 19 anos, em 2005, comecei a dar aulas em turmas de ensino médio em uma escola no bairro do Méier, Zona Norte do RJ, e desde então, acumulei 16 anos de experiência na educação básica. Durante todo o período de formação acadêmica, entre o início da graduação (2005) e término do doutorado (2021), passei por mais de 28 instituições de ensino básico com características bem distintas (experiência profissional). Lecionei física na rede pública e privada de ensino; em cursos de preparação para provas de acesso a universidades (pré-vestibulares e pré-militares) e cursos técnicos profissionalizantes; em escolas religiosas, em escolas construtivistas com aplicações de diversas metodologias como Design Thinking, Aprendizagem baseada em Projetos, Estudo de casos e Cultura Maker; e em escolas com a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA); instituições que "preparavam para o vestibular" desde o ensino fundamental; em universidades privadas nos cursos de engenharia e em universidades públicas como professor substituto em cursos de licenciatura. 


Professor Universitário e Pesquisador na área de Ensino de Física, com ênfase na formação de professores e na Divulgação Científica... 

Desde março de 2022, me tornei professor do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física. Desde de 2023, atuo como professor e orientador de mestrado nos dois programas de pós-graduação na área de Ensino de Física/Ciências da UFF: o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (PROFIS-MNPEF), da Sociedade Brasileira de Física (SBF) no Polo 15, e o Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza no Mestrado Profissional em Ciências da Natureza (PPECN). Trabalho em pesquisas na área de Ensino de Física com as linhas de Formação inicial e continuada de Professores, Comunicação e Divulgação Científica com ênfase em Popularização da Ciência, na Transposição Didática, com a aproximação de diferentes conceitos das ciências para a formação docente, e em pesquisas que valorizam a ciência produzida e desenvolvida no Brasil. 


Divulgação Científica como pesquisa e aplicação para formação de professores...

Sou um dos criadores e faço parte do comitê de organização da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM), que é um curso de formação continuada para professores, realizado anualmente na nova fonte de luz síncrotron brasileira e novo acelerador de partículas, o SIRIUS, no CNPEM (Campinas/SP). A ESPEM tem como um de seus principais objetivos levar a ciência brasileira que está na fronteira do conhecimento para o público geral, transformando o professor ex-participante da ESPEM em um divulgador da ciência em seus meios profissionais e pessoais. Atuo também em projetos de Divulgação Científica e transferência de conhecimento para a sociedade no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanodispositivos Semicondutores (INCT-DISSE), e em um projeto de Divulgação Científica para a formação de professores de ciências (Física, Química, Biologia e Matemática) que utiliza a aplicação de diferentes conceitos da Ciência Moderna, em especial da Física Moderna e Contemporânea, proposto pelo South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR), localizado no Instituto de Física Teórica (IFT) na UNESP. Sou líder do Laboratório de Pesquisa em Ensino e Divulgação da Ciência (LAPED), que é um grupo de pesquisa iniciado em 2022, que tem com objetivo atuar em pesquisas na área de Ensino de Física/Ciências, pesquisas na área de Divulgação Científica e em projetos de divulgação científica com o uso de ferramenta para levar as pesquisas acadêmicas para além dos muros da universidade, focando principalmente na formação docente e na educação básica.